segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Associação Portuguesa de Deficientes - Funchal promoveu acções de sensibilização na escola

No âmbito do Programa Eco-Escolas, a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Local do Funchal - foi à biblioteca da EB1/PE do Caniço nos dias 8 e 10 de Novembro sensibilizar a comunidade educativa para a recolha selectiva de tampas de plástico. Foi lançado o desafio a toda a escola para participar na campanha, denominada "Dê uma tampa à Indiferença" para que no final do ano lectivo a recolha das tampas ascenda os 1000kg, peso necessário para a aquisição de uma cadeira de rodas. Esta campanha pretende oferecer cadeiras de rodas às pessoas de necessidades especiais em grandes dificuldades económicas.


Como forma de elucidar melhor a comunidade educativa para esta causa, durante as sessões de sensibilização alguns alunos do 4ºC fizeram a leitura visualizada da história "Joana, a campeã", de autoria do escritor Octaviano Correia.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A EB1/PE Caniço está a fazer a recolha de tampas de plástico para a aquisição de cadeiras de rodas


Ao longo de todo o ano lectivo, a EB1/PE do Caniço está a empreender a recolha de tampas de plástico de embalagens usadas de água, de produtos de higiene e limpeza, de champôs, entre outros. Todas as salas de aula - curricular e actividades de enriquecimento - dispõem de recipientes de recolha. A meta a atingir até Junho é recolher pelo menos 1000 Kg de tampas. Peso mínimo para a aquisição de uma cadeira de rodas. Pedimos a todos - alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral - para que façam voluntariamente a recolha de tampas e entreguem as tampas na escola. Posteriormente, as tampas serão entregues na Associação Portuguesa de Deficientes - Funchal. A causa é nobre, pois além de contribuir para o Meio Ambiente, estamos a ajudar pessoas com necessidades especiais sem recursos financeiros a terem o direito à felicidade.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Semana Cultural

A Semana Cultural decorreu de 21 a 25 de Junho na Escola onde tiveram lugar várias iniciativas:


Demonstração da equipa cinotécnica da GNR


Acção de sensibilização pelo SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente)


Representação da peça "O Cuquedo" pelos alunos do 3ºB
















Peça de teatro "Viva a Biodiversidade!" pelos alunos do 4º ano



Presença do escritor Octaviano Correia na Escola


O veterinário Dr. Ricardo Melim falou sobre os cuidados a ter com os animais
















Festa dos finalistas
















Festa final e lanche-convívio

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dânia é a vencedora dos Flashes Literários

No dia 14 de Junho, no Fórum FNAC decorreu a cerimónia de entrega de prémios do passatempo de fotografia "Flashes Literários", onde participaram alunos das escolas de toda a região. A grande vencedora foi a aluna da nossa escola Dânia Rosalina Gonçalves com a fotografia "Um por todos, todos por um" e foi-lhe atribuído o prémio de 100 euros em compras na FNAC.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hastear da Bandeira Azul

No dia 1 de Junho de 2010, durante a manhã, alguns alunos das turmas do 2ºB e do 3ºC foram à praia do Garajau assistir ao hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Praia Acessível - praia para todos, onde cantaram o Hino do Eco-Escolas.


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Acção de sensibilização sobre a água

Na passada segunda-feira, dia 3 de Maio, a Dra. Cristina, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, esteve na Escola para sensibilizar os alunos para a importância da água, como recurso essencial e limitado.

sexta-feira, 30 de abril de 2010


A Joana Patrícia, do 4º C, está a participar no passatempo de escrita criativa "Biblioteca Essencial - FNAC" com o texto "A Menina e a Flor", que pode ser lido aqui:


A Menina e a Flor



Era uma vez uma menina chamada Rubina. Rubina era muito bonita e vivia numa bela casa, branca como a neve e com o telhado vermelho como o sangue.
Ao lado da sua casa, havia um lindo jardim rodeado de laranjeiras, pereiras, nespereiras, abacateiras, arbustos, roseiras, túlipas, amores-perfeitos, begónias e variadas plantas...
Porém, havia uma linda flor que todas as pessoas afirmavam ser mágica, apenas porque quem fosse lindo e passasse por ela ficava feio. Nessa aldeia era a principal superstição. Rubina não acreditava.
Até que um dia, passou por ela para poder provar que era mentira e que estavam todos errados.
Passou e ficou feia. Afinal era verdade, ficou tão irritada e disse que não voltaria para casa se não desvendasse o segredo da flor.
Pensou, pensou e pensou, até que concluiu que se a flor era mágica, também teria capacidade de falar.
Com esperanças, agachou-se e perguntou:
- Porque fazes isto às pessoas?
- Porque as pessoas não têm preocupação de cuidar da Natureza e preocupam-se mais com a sua imagem física do que os valores ambientais e sentimentos – explicou a flor.
Rubina parou por uns instantes e concluiu que a flor talvez tivesse razão. Afinal, quase ninguém fazia a separação do lixo, nem se preocupavam com a falta de recursos naturais. Voltaram, então, outra vez a conversar.
- Queres que te ajude? – perguntou Rubina entusiasmada.
- Claro! Mas como? – perguntou a flor, com algumas incertezas.
- É fácil! Tu pões as pessoas com a aparência normal e eu incentivo as pessoas a colaborarem com a limpeza da Natureza – disse a Rubina.
Assim o fizeram. A flor encarregou-se de devolver a aparência normal às pessoas e Rubina de incentivar todas as pessoas na defesa do ambiente.
Fizeram de tudo e muitas pessoas colaboraram para que se criasse uma consciência ambiental e se protegesse a Natureza.
Afinal a flor até tinha razão: Terra há só uma e se não a protegermos, ela adoece!

Joana Patrícia Abreu da Silva Antunes – 4ºAno, C
EB1/PE do Caniço

sexta-feira, 26 de março de 2010

Exposição Hans Christian Andersen

A exposição Hans Christian Andersen esteve na Biblioteca da Escola entre os dias 22 e 26 de Março. Os alunos puderam aprender mais sobre este autor, através dos livros, dos filmes e de alguns trabalhos realizados noutras escolas, que faziam parte desta exposição.

Final Concelhia do Triatlo Literário

No dia 15 de Março, pelas 10 horas, teve lugar, no salão paroquial de Santa Cruz, a Final Concelhia do Triatlo Literário. Além da realização das três provas (leitura, cultura geral e escrita), houve também lugar para duas peças de teatro (O Livro pelos alunos das Figueirinhas e O Nabo Gigante pelos meninos da escola da Nogueira), para duas belas coreografias, apresentadas pelos alunos da EB1/PE de Santa Cruz e para um delicioso lanche oferecido pela Câmara Municipal de Santa Cruz.
O João Gonçalo do 4º C foi o representante da nossa escola.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Programa para a semana do Carnaval

A semana que antecederá o Carnaval (de 8 a 12 de Fevereiro) vai ser muito animada na escola. Cada dia será dedicado a um tema:


Segunda-feira - Dia do Animal

Terça-feira - Dia da Cabeleira

Quarta-feira - Dia do Laço

Quinta-feira - Dia do Adulto

Sexta-feira - Tema Livre


Na sexta-feira, dia 12, realizar-se-á a festa do Carnaval com o seguinte programa: às 10 horas sairá o cortejo que irá percorrer as ruas do Caniço; seguir-se-á o lanche na escola e, às 11:45, haverá um desfile por turmas no campo de jogos.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Carrinha esteve na escola...

Esta semana, a nossa escola recebeu a visita da Carrinha de Animação Itinerante.
Foram dois dias muito interessantes, em que pudemos ler e consultar muitos livros.